Hera: um nome; diversas interpretações.
Para muitos Hera é a ciumenta e vingativa irmã de Zeus, o todo-poderoso deus do olimpo, essa imagem estereotipada, contudo, oculta uma outra visão;
na verdade Hera é uma das mais grandiosas deidades femininas: muito, muito antiga, as origens de seus cultos se perdem na noite dos tempos,recuando ao menos até 10.000 a.C.
Suas raízes remontam á Deusa Mãe de Neolítico, associada a vida, á morte e á regeneração, temas que fazem dela mais uma representação perfeita da Grande Deusa em suas típicas triplicidade.
Originária provavelmente de creta,Hera possui muitos elementos comum com Cibele , a conheçida e adora deusa da anatólia cujo culto atravessou muitos séculos.
Frequentemente, Hera é representada na companhia de leões,serpentes e aves aquáticas, na Ilíada, ela é chamada de "Rainha dos Céus", e também de "Hera do Trono de Ouro" outro nome que costuma ser associado a Hera é "a deusa dos braços brancos" de todas as deusas gregas, Hera é a unica que realmente apresenta traços de soberania.
Ela é a Deusa do matrimonio- não da beleza ou atração sexual, ou ainda da maternidade, mas da união com um princípio. Como rege o matrimonio, Hera que da validade e importância a essa união .Hera é também protetora das mulheres e de todas as formas femininas de vida.
Na Grécia,Hera era vista principalmente como a Deusa da Lua.O mês era dividido em três fases, a saber: o crescente,a plenitude e o minguar da lua. Por vezes,Hera era representada como a Deusa tríplice, nas formas, donzela, ou virgem, A plenas ou mãe, e a viúva ou separada. Hera por tanto, representa o próprio ciclo da mulher em todo o seu poder e totalidade.
A demais,Hera é o principio feminino. É também uma deidade mãe-filha, pois Hera e sua filha Hebe formam um todo assim como Deméter e Perséfone.
Na iconografia, seus símbolos são a romã e uma flor em forma de estrela. Tais flores era traçadas em guirlandas e usadas para adornar seus bustos e estátuas. Assim como Cibele, Hera trazia nas mãos uma romã.
Um lindo diadema de ouro na forma de folhas e frutos de murta foi encontrado na proximidades de seu templo em Crotona, mais uma associação.
Mas a mais simbólica e profunda associação de Hera com o reino vegetal é a espiga de trigo, conhecida como "flor de Hera".
um de seus epítetos ,Hera "dos olhos de vaca",não deixa duvidas quanto a sua associação com o gado, bois,vacas, eram-lhe sagrados,até porque seus chifres se assemelham a lua crescente. Como rainha do céus e da terra, ela traz a semelhança com a deusa egípcia Hathor, A via Láctea era conhecida, simplesmente,como "a deusa ".
Na mitologia grega, Hera é, sem dúvida, a mais elevada das Deusas.Hera é mais conhecida como irmã e esposa de Zeus mas tal associação é muito posterior.
A mitologia mas antiga apresentam elementos que comprovam que a Hera original era independente e não possuía marido.
Posteriormente, é possível que tenha desposado Dionisio ou Héracles, que descem ao mundo inferior na lua nova para regata-la, trazendo-a na lua crescente. O nome Héracles significa simplesmente "gloria de Hera" .
Por sua associação sola, Héracles, juntamente com Hera, representa a antiga imagem do filho-amante da deusa, e sua união do sol com a lua quando esta se encontra em sua fase cheia.
Através de seus truques, Zeus leva Hera a adormecer, e Hermes põe Héracles ainda bebê em seio, ele a morde, e ao despertar, Hera o empurra para longe; o leite que jorrava em seu seio espalha-se nos céus, formando a via Láctea.
Em seus locais sagrados, Hera era cultuada por dezesseis mulheres. Após seu 'retorno' do mundo inferior, elas banhavam sua estátua numa nascente sagrada, restaurando assim sua virgindade - uma cerimônia que ocorria anualmente, antes da lua nova.
O grande ritual do casamento entre Hera e Zeus ocorria no período da lua cheia, celebrando a união da lua e do sol. Irmão e irmã; marido e mulher. O Hieros gamos, o ' casamento sagrado',uma tradição mantida de uma era anterior.
Num nível ais profundo e ancestral, o casamento entre Hera e Zeus pode ser visto como a relação entre dois grandes arquétipos da vida que só podem ser representados por um rei e uma rainha, ou um Deus e uma Deusa. Seu casamento regenera o universo, numa união criativa retratada no hieros gamos entre Hera e Zeus. Este sentimento era provavelmente compartilhado por todos os participantes de seus ritos, os quais celebravam seus próprios matrimônios no mesmo período do casamento entre Rainha da vida e o Senhor da Vida, um casamento que unia cosmicamente os dois grande aspectos da vida.
Posteriormente, esses aspectos passam a ser vistos como a terra e o céu, sendo a terra representada pela Deusa e o céu pelo Deus. Contudo, por princípio, ambos estão muito além de suas representações. Para se ter uma noção mais correta da profundidade dessa união, é necessário conhecer a grande união abordada na mística tradição judaica da Kabbalah.
Mitologicamente, a terra gerou árvore de maçãs douradas, das Hespérides em homenagem ao casamento entre Hera e Zeus; contudo, acredito que essa árvore foi dedicada a Hera, e possivelmente as ' maçãs douradas' eram, na verdade, romãs; Para mais detalhes sobre sua maravilhosa união,recomendo a leitura do 14o. livro da Ilíada.
Templos gigantescos foram erguidos em sua honra em samos e no sul da Itália, álem de outras localidades. Hera era cultuada em sua forma humana como manifestação lunar. seu templo principal, porém, ficava na planície de Argos : o Heraion. Reconstruído três vezes, o primeiro heraion foi erguido por volta de 1000 a.c., nas fraldas do monte Euboia, num amplo terraço de frente para grande planície do Argos. Uma vez por ano durante uma lua cheia, tinha lugar a procissão ritual de Hera, que passava pelas cidades de Argos: Micenas, Tiryns, Argos , Midea. Para os gregos de então, o Heraion possuía para o povo de israel: ele era "o" templo, um santuário para toda a terra o mais antigo dos templos possuía enormes alicerces, os quais ainda podem ser vistos.
Voltando á mitologia, lemos que Zeus assume a forma de um cuco, abrigando-se no colo de Hera durante uma tempestade. com pena do pequeno animal, ela o cobriu com sua túnica. por conta disso o cuco figura da ponta de seu cetro e também é esculpido em seus templos. A lenda mostra claramente como Zeus não passava de um intruso nos domínios matriarcais de Hera. Através do simbolismo do cuco, Zeus passa a integrar a lenda do culto a Hera
Trata-se de um culto bastante místico, cujo símbolo era a romã. Hera era cultuada como uma divindade luminosa, que se manifestava para as pessoas. Seus seguidores não lhe dirigiam pedidos, e ela provavelmente era cultuada como princípio regenerador da vida, regente do mundo inferior, da cúpula celeste e da terra. " se não conseguir demover os deuses alto, volto-me para o mundo inferior", diz Juno na Eneida. Tais palavras porém, ecoam uma imagem mais antiga da Grande Deusa. A romã de Hera passou para Perséfone.
Seus devotos entoavam-lhe canções, e sem dúvida eles eram capazes de "vê-la"; afinal, falamos de uma época em que a experiência visionaria ainda era aceita.
O mais velho de todos os seus templos ficava em Olímpia, e é anterior ao ano 100 a.C. - Muito mais antigo do que o templo de Zeus. Ali, Hera regia os torneios, onde mulheres corria tão bem quanto os homens, as corridas entre mulheres eram divididas em três categorias- cada uma de acordo com a idade. (seria esta uma referencia a triplicidade Donzela-Mãe-Anciã?) Os torneios ocorriam no dia seguinte a lua cheia.
No interior do templo de Olímpia, uma estátua apresenta Hera sentada em seu trono, a Rainha dos Céus. Ao seu lado Zeus esta Amarrado como um Guerreiro, mostrando claramente que ele é quem fora escolhido como favorito da deusa, e não ao contrario.
Através de Hera, as mulheres eram enaltecidas e os homens desenvolviam sua consciência do feminino.
Se Olímpia é seu mais velho templo, o maior era o de Samos. O primeiro altar possuía 32 metros quadrados;anos depois, foi construído outro muito maior, com 120x54 metros, decorado com um friso por toda volta, como no templo de Pergamon.
Em termos de locais sagrados, a ilha de Euboea era-lhe dedicada, e templos enormes foram-lhe erguidos na beócia, na Sicília, e em Paestum, na Itália, onde existia uma rede de templos que se a uma cidade a ela dedicada. Aqui, Hera era a Deusa do mundo inferior , além de ser Rainha dos céus. Como a lua crescente, Hera ressurgia dos mortos; portanto, era ela quem restaurava a vida aos mortos.Seu templo em Crotona, no sudeste da Itália, fornecia um elo de ligação entre a planície de Argos e Paestum. Atualmente uma solitária coluna é tudo oque restou desse outrora grandioso templo.
Posteriormente, através de Homero,Hera passa a ver vista como a esposa ciumenta e aborrecida de Zeus, sempre tentando recuperar seu poder perdido, manipulando por trás de um casamento infeliz com um marido patriarcal. Isto ecoa a antiga voz da Deusa, que tenta encontrar seu papel no novo mundo Patriarcal.
Reflete também a submissão das esposas gregas diante de seus maridos. Ela se vinga de Zeus em suas amantes, e também nos frutos dessas uniões- uma paródia da esposa rejeitada. ciumenta, manipuladora. Por sua parte, Zeus se mostra constantemente infiel, provocando-a e ameaçado-a:"Nem com você nem com tua ira eu me importo" dessa união, surgem dois filhos: Hefestos, o aleijado, e Ares, deus da guera e da discórdia.
na Ilíada da, percebemos a necessidade do macho imaturo em difama e satirizar as mulheres poderosas e antigas rodem social matriarcal; a necessidade de negar as mulheres seu grande poder e sua profunda relação com a vida.
Em Homero, Hera então é reduzida a uma figura risível, ciumenta e vingativa, num contexto que retrata uma cultura regada á guerra, ao sacrifício humano e á glória.
Zeus por sua vez, encaixa-se no papel arquetípico do 'Don Juan', é a imagem do macho que passa a dominar a cultura grega
.
Agora Hera não passa de uma Deusa conquistada e subjugada, oriunda de uma ordem mais antiga. Zeus surge de uma cultura invasora, que cultuava deuses do céu e que chegou ao mediterrâneo vinda do norte, impondo-se sobre as culturas anteriores que ali existiam:; a invasão dórica.
Num nível mais profundo, os problemas de relacionamento entre Hera e Zeus simbolizam a dificuldade em se unir as tradições Lunar e Solar na mente humana , pois devemos descobrir como elas podem coexistir e frutificar. Trata-se de dois tipos diferentes de consciência: solar: Heroica, com sua abordagem linear, lutando pela supremacia e pela perfeição; e a Lunar: cíclica , em busca da harmonia do relacionamento, da conexão, da integração ou da síntese, da totalidade.
Por ai, podemos perceber o quanto tempos a aprender com Hera.
" O medo de não ser páreo para a maturidade feminina é a principal causa da dominação e sujeição patriarcal da mulher"
Anne Baring é co-autora de "The myth of the Goddess"